Prezado usuário,

 

 

 

BOLETAS

Abaixo seguem todas as informações necessárias para a emissão das boletas (mensalidades sindicais), para EMPRESAS ou FILIADOS através do Filiados2000:

1 - Essa funcionalidade foi implementada com o banco de dados MySQL, daí faz necessário a instalação do mesmo e configuração, para isso você pode fazer o download pelo portalbisa em: www.portalbisa.com.br/download/Mysql/, baixe o arquivo msql-4.0.15-win.zip e faça sua instalação no servidor dos sistemas BISA. Nesta instalação temos os seguintes passos:
1.1 - Ao executar o setup.exe, gerado pela descompactação do arquivo msql-4.0.15-win.zip, aparecerá a tela abaixo, então clique em Next.

1.2 - Faça o mesmo, clique em Next.

1.3 - Neste momento, temos a tela onde indicamos o caminho onde será instalado o MySQL, que por default(padrão) é C:\mysql, conforme mostrado abaixo, porém pode ser instalado em outro drive/pasta, depois clique em Next.

1.4 - Agora você selecionará o tipo de instalação que deseja fazer, se Típica, Compacta ou Customizada. Pode deixar na opção Típica que é a mais comumente usada, depois clique em Next.

1.5 - Terminada a instalação, temos a tela abaixo, basta clicar no botão Finish.

2 - Faça o download do arquivo MyOLEDB3.exe em http://www.portalbisa.com.br/suporte/ProgramasUteis/Mysql/OLEDB/ e instale no servidor dos sistemas BISA e também nas estações. Sua instalação segue abaixo:

2.1 - Ao executar o arquivo baixado MyOLEDB3.exe , teremos a tela de boas vindas da instalação abaixo, então clique em Next:

2.2 - Agora temos a tela informando onde será instalado o MyOLEDB e clique em Next

2.3 - Nesta tela ele informa que MyOLEDB estará instalado dentro da pasta programas de seu micro, assim clique em Next

2.4 - É confirmado na tela abaixo as opções de instalação, clique em Next

2.5 - Clique no botão Finish para finalizar a instalação e deixe marcado a opção Yes, I want to restart my computer now. Pois assim faz-se necessário reiniciar o computador para validar a instalação do MyOLEDB.

3 - Depois vá até a pasta C:\Mysql\bin no servidor e execute o aplicativo Winmsqladmin.exe, que trata-se do administrador de banco de dados do Mysql, ao executá-lo, na aba my.ini Setup clique no botão Create ShortCut on Start Menu, isso criará um atalho no iniciar do Windows, haja vista que o mesmo deve está sempre startado no servidor para assim se conectar ao Mysql e poder gerar as boletas.
Veja também nesta mesma aba my.ini Setup se o mysqld file está marcado a opção mysqld-max-nt,se for win98 estará desabilitado, daí para efetuar tal mudança localize o arquivo my.ini e na 2ª linha do arquivo modifique para mysqld-max-nt.


4 - Agora, vamos para o filiados2000, em tabelas/bancos, neste momento devemos preencher os dados do banco. Atenção para o seguinte:o campo Qtd. Convenio é: 8 para a Caixa, 11 para o Banco do Brasil, 10 para Unibanco, 8 para o Itau e 13 para HSBC.



5 - Vá para o menu Utilitários/boletas/configuração de acessso - digite no campo Computador(Nome ou IP) = localhost, e no usuário=root (isso no servidor), caso você esteja na estação digite no campo Computador(Nome ou IP) = o Nº IP do servidor dos sistemas Bisa/Mysql e no usuario=root, os campos senha/confirma senha devem ficar em brancos, depois clique em salvar



6 - Vá para o menu Utilitários/boletas/imprimir, selecione Filiados ou Empresas e avançar.



7 - Na próxima tela você poderá fazer os filtros que quiser, mas percebam ao selecionar boletas p/ empresa e acionar o filtro das empresas, temos a opção do tipo de cobrança CENTRALIZADA(somente p/ a empresa) e DESCENTRALIZADA(empresa e seus respectivos prédios), desta forma o cadastro das empresas deve está com esse dado preenchido(e acredito que a maioria dos sindicatos irão está com isso em branco - então mãos a obra e atualizem este campo, ok).



8 - Após avançar temos o formulário onde você selecionará o banco(o Nº boleta inicial o sistema informa), e digitará vencimento, valor, etc. e clique em imprimir.

9 - Depois aparecerá uma janela com as boletas inválidas(com seus respectivos motivos para ser inválida), clique em avançar

10- Depois as boletas válidas, peça imprimir e então aparecerá em tela a boleta(s),neste momento a boleta já está pronta para ser enviada para impressora (clique em imprimir).



11 - Ao fechar a mesma não se esqueça de clicar no botão confirmar (gravação dos dados da boleta no Mysql), para assim o sistema poder dar baixas das boletas geradas/impressas posteriormente.



OBS: Não esquecer de deixar o mysql startado no servidor durante o processo de geração/impressão e baixa das boletas.

Atenciosamente,
BISA Tecnologia de Informação
Divisão de Treinamento e Capacitação

Para saber mais informações, entre em contato com a nossa sede em Recife ou procure um dos nossos representantes na sua cidade.
Nosso horário é das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00h, de segunda a sexta-feira.

BISA - Banco de Idéias, Sistemas e Automação Ltda.
Sede: Rua João Suassuna, 51 Boa Vista Recife - PE
Fone: (81) 3423-7374 Fax: (81) 3423-4573
bisa@bisa.com.br