MANUAL DO USUÁRIO

 

Ao iniciar o Secretária 2000, você será solicitado a modificar ou confirmar a Data e Hora do sistema, quando aparecer a tela abaixo.

1. Modifique a data e hora e lique em Confirmar, ou clique somente em Confirmar para aceitar a data e hora sugeridas. Clique em Cancelar para fechar a tela.

Ao entrar no Finanças 2000 pela primeira vez, será solicitado ao usuário a configuração dos Parâmetros do Sistema.

1. Escolha o símbolo da moeda corrente que será utilizada pelo sistema.

2. Digite como vai ser o formato o código para identificar do centro de custos que solicitou uma ligação ligação.

3. Defina as configurações das cores para o Grid de Contas.

Na outra vez que você entrar no Secretária 2000, não precisará mais configurar os parâmetros do sistema.

 

CADASTRANDO UM FORNECEDOR E ENTRADAS

1. Na barra de ferramentas, clique no botão Fornecedores.

2. Clique no botão Incluir.

3. Preencha os dados do Fornecedor e clique no botão Salvar.

Após clicar no botão Salvar, o sistema pergunta se você quer gerar as Entradas no Contas 2000. Se você clicar no botão No, poderá cadastrá-las posteriormente, clicando no botão Entradas.

4. Clique no botão Yes.

5. Digite o código para os títulos que serão gerados e clique no botão OK.

6. Preencha os dados do Título que está sendo cadastrado, e clique no botão OK.

O sistema mostra os detalhes da(s) parcela(s) gerada(s).

7. Clique no botão Confirmar Inclusão para finalizar a geração do Título.

As parcelas geradas serão mostradas na aba de Contas do fornecedor, inicialmente como Contas em Aberto, até que sejam pagas.

 

DANDO BAIXA EM UM TÍTULO

1. Na barra de ferramentas, clique no botão Contas.

2. Selecione o título a ser baixado e clique no botão Baixar.

3. Preencha os dados da baixa e clique no botão Confirmar.

 

VISUALIZANDO CONTAS BAIXADAS

1. Na barra de Ferramentas, clique no botão Fornecedores e clique na aba Contas.

2. Selecione a opção Apenas as Baixadas.

3. Clique na aba Baixas.

FAZENDO ANOTAÇÕES SOBRE O FORNECEDOR

Você pode utilizar uma agenda para fazer anotações sobre as transações financeiras com um determinado fornecedor, ou informações sobre um determinado título.

1. Na barra de ferramentas, clique no botão Forncedores.

2. Clique na aba Agenda.

3. Clique no botão Incluir.

4. Preencha os dados na Agenda e clique no botão Salvar.

A anotação será visualizada na aba Agenda do Cadastro de Fornecedores.

CONSULTANDO CONTAS EM UM DETERMINADO FORNECEDOR

1. Na barra de ferramentas, clique no botão Contas.

2. No campo Chave de Pesquisa, didigte o Código do Fornecedor.

Automaticamente o sistema posiciona o cursor no primeiro título do fornecedor escolhido.

IMPRIMINDO O CADASTRO DE FORNECEDORES

1. Na barra de ferramentas, clique no botão Relatórios.

2. Escolha Fornecedores e Simples (nomes e telefones) e clique no botão Avançar.

3. Ative o filtro de fornecedores se quiser imprimir somente alguns fornecedores ou deixe-o desativado para imprimir todos os fornecedores.

4. Escolha o Estado onde está localizado o Fornecedor.

5. Defina a ordem de impressão do relatório.

6. Clique no botão Avançar.

7. Escolha onde quer que seja impresso o relatório e clique em Imprimir.

Se você escolher Impressora, poderá definir qual o tamanho do papel onde será impresso o relatório.

 

IMPRIMINDO RELATÓRIO DE CONTAS

1. Na barra de ferramentas, clique no botão Relatórios.

2. Escolha Contas a Pagar e o relatório desejado e clique no botão Avançar.

3. Escolha as opções dos dados a serem impressos no relatório e clique no botão Avançar.

4. Escolha onde quer que seja impresso o relatório e clique em Imprimir.

Se você escolher Impressora, poderá definir qual o tamanho do papel onde será impresso o relatório.



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